ATERRA

Mais Aviões? Só a brincar!

O governo e a multinacional Vinci (ANA Aeroportos) querem construir um novo Aeroporto no Montijo, em plena Reserva Natural, e aumentar drasticamente o Aeroporto da Portela. Querem quase duplicar a média de movimentos aéreos por hora em Lisboa (dos atuais 38 para 72), e chegar a 50 milhões de passageiros por ano.

Também no Porto, está a ser feita uma expansão para quase duplicar o número de passageiros por ano: chegar aos 20 milhões, depois de em 2018 ter atingido o record de 12 milhões de passageiros.

Se o permitíssemos, as emissões no setor da aviação subiriam cerca de 50%,  tornando-se a principal fonte de emissões de CO2 com origem em Portugal. Uma viagem só de ida para o caos climático…!

Não há meio de transporte tão poluente como o avião. Ironicamente, nenhum outro recebe tantas isenções fiscais. Os aeroportos e a sua expansão comprometem a qualidade de vida e a saúde de centenas de milhares de habitantes, trabalhadores, estudantes e visitantes.

Nós dizemos: Não há planeta B!

Como milhares de pessoas pelo mundo fora, coordenadas na rede Stay Grounded, juntamo-nos para conseguir o cancelamento destes projectos, uma redução do tráfego aéreo, da sua poluição local e emissões globais. Por um transporte ferroviário cada vez mais extenso, ecológico e barato. Por uma cidade para as pessoas e não para os lucros.

Vamos proteger o único planeta que temos para viver – A TERRA!

Segue-nos no facebook.

Junta-te à mailing list: envia um mail em branco para aterra_info-subscribe@lists.riseup.net

#ATERRA