ATERRA

Sábado 14 dez, Concentração: Mais aviões não!

MAIS AVIÕES NÃO! PORTELA MAIS MONTIJO NÃO É SOLUÇÃO!

Aeroporto da Portela, Terminal das Chegadas, 15h

O Governo de Portugal, juntamente com a concessionária ANA/VINCI preparam-se para quase duplicar o número de movimentos de aviões na região de Lisboa, com grande incidência no Aeroporto Humberto Delgado, incluindo o período nocturno, e, em paralelo, construir um designado aeroporto da Base Aérea do Montijo, complementar à Portela.

Trata-se de um processo que não serve os interesses do país e que é contra as pessoas, o seu bem-estar, a sua saúde e a sua segurança e é um grave atentado ao ambiente.

Num quadro em que até o Parlamento Europeu “decretou” a Emergência Climática, o procedimento das autoridades portuguesas é o pior contributo que se pode dar no combate e no empenhamento que, por todo o planeta, milhões de cidadãos, nomeadamente as novas gerações, travam para contrariar as nefastas consequências decorrentes das alterações climáticas.

Tudo isto é feito à revelia da legislação e dos procedimentos a que o estado está obrigado, e no caso da Portela sem qualquer Avaliação de Impacte Ambiental.

O aumento da pressão sobre a região de Lisboa, nomeadamente na capital, é inaceitável e vai-nos condenar a viver pior durante mais umas décadas e, se nada fizermos, até ao fim da concessão à ANA/VINCI em 2062.

Por estas e muitas outras razões, um grupo de organizações e cidadãos decidiu levar a cabo uma acção de protesto em Lisboa que tem por base o combate ao aumento do ruído, da poluição atmosférica e pela preservação da segurança de pessoas e bens. Esta iniciativa insere-se no quadro geral da luta contra as alterações climáticas e da emergência em que vivemos mergulhados.

Mais aviões não!

Esta acção terá a forma de uma Concentração a realizar no próximo dia 14 de dezembro, com início pelas 15:00 horas, na Alameda do Aeroporto Humberto Delgado no terminal das chegadas.

Participar agora é o caminho mais seguro para garantir um futuro melhor e mais amigo das pessoas e do ambiente.

Participa e “Traz Um Amigo Também”!

Organização (aberta a futuras adesões):

Lisboa Precisa
ATERRA
RedeURTICA
FAPAS
GlocalDecide
União dos Sindicatos de Lisboa-CGTP-IN
Plataforma Cívica Aeroporto BA6-Montijo Não.
ZERO

Leave a Reply

Top