ATERRA

Viajar com os pés na Terra, 23 de fevereiro

Convidamos-vos a vir “Viajar com os pés na Terra” – uma tarde de trabalho coletivo dedicada às alternativas ao transporte aéreo. Terá lugar no domingo, 23 de fevereiro, das 12h às 18h (com interrupção para o almoço), no Colégio Almada Negreiros da Universidade Nova de Lisboa, no seguimento do 5º Encontro Nacional pela Justiça Climática.

Antes do almoço haverá palestras, nomeadamente sobre as propostas da rede Stay Grounded e o presente e futuro do transporte ferroviário em Espanha e em Portugal. À tarde, em grupos de trabalho, em formato “World Café”, vamos abordar temas à volta da ferrovia, de outros modos terrestes de viajar, do transporte de mercadorias, do trabalho e do turismo.

A ameaça da mega expansão aeroportuária em Portugal é também uma oportunidade: para nos juntarmos e tomarmos o futuro nas mãos.

Pretendemos reunir um grupo diversificado de pessoas que se revêm na necessidade de desenvolver alternativas ao tráfego aéreo para nos deslocarmos de forma mais ecológica, mais justa e mais próxima da escala humana.

O intuito é, através da partilha de perspetivas e do debate, poderem sair deste encontro pistas e propostas concretas para a mobilidade “com os pés na Terra” que desejamos para o futuro, desde o desenvolvimento do transporte ferroviário a mudanças mais sistémicas.

A participação é livre, mas a inscrição é necessária, até dia 20 de fevereiro: 

Como bases de trabalho propomos o relatório Degrowth of Aviation e as propostas #3 e #4 da campanha Empregos para o Clima. Teremos também a possibilidade de participação por videoconferência.

A campanha ATERRA nasceu há um ano para resistir à expansão aeroportuária prevista em Lisboa e defender uma mobilidade mais justa e ecológica. Pertencemos à rede internacional Stay Grounded.

No sábado, dia 22, organizamos também uma sessão pública, enquadrada no programa do ENJC, dedicada à resistência à expansão aeroportuária em Lisboa: “Menos avião, mais imaginação!“.  Entrada livre, inscrição para o almoço aqui.

 

Leave a Reply

Top