Nas últimas décadas, o uso do avião aumentou de tal forma que ameaça a saúde de todos os seres vivos que habitam o planeta. Só em Lisboa, o tráfego aéreo triplicou em quinze anos, e hoje há um avião a sobrevoar a capital a cada minuto e meio.
Somos um movimento de pessoas e coletivos que defendem o decrescimento da aviação e um futuro com os pés na Terra.
A atual crise ecológica é uma oportunidade para melhorar as nossas condições de vida, para cuidar umas das outras e dos ecossistemas de que fazemos parte.
Propomos :
Uma vida mais enraizada no território, com menos horas e dias de trabalho, que nos permita viajar menos e viajar melhor: com mais tempo, mais prazer e mais respeito pela Terra.
Recuperar e desenvolver a ferrovia como meio de transporte para viagens de média e longa distância. Ter todo o território português, ibérico e europeu conectado por uma rede ferroviária pública, acessível e ecológica. Ter comboios noturnos a chegar e a partir regularmente para Madrid, Hendaye (França) e Barcelona, colocando estes destinos a apenas uma hora de distância: meia hora para adormecer, meia hora para acordar.
Proteger os direitos das trabalhadoras da aviação, nomeadamente apoiando a sua transição para a ferrovia.
Desenvolver navios amigos do ambiente para ligar o continente aos Açores e à Madeira.
Reduzir desde já o tráfego no Aeroporto da Portela, Aeroporto do Porto e Aeroporto de Faro, começando por eliminar os voos noturnos, os voos domésticos e os jets privados, e estabelecendo tetos ao tráfego permitido.
Pôr fim às isenções fiscais sobre os combustíveis de que beneficia a aviação.
Substituir os programas de passageiros frequentes, que premeiam as pessoas que mais voam, por taxas sobre passageiros frequentes, que as responsabilizam pelo impacto na saúde de todas nós.
Recusar qualquer projeto de expansão aeroportuária.
Rumo a estas propostas, agimos de forma criativa, construtiva e animada.
Divulgamos informação sobre os impactos do tráfego aéreo, sobre as formas de o superar, e sobre meios mais ecológicos de viver e viajar.
Colaboramos com todos os grupos que agem para superar o capitalismo e a predação do planeta.
Participamos num movimento de milhares de pessoas que por todo mundo defendem as suas terras de projetos de expansão aeroportuária, trabalham pela redução do tráfego aéreo e por uma mobilidade sustentável.
Convidamos todas as pessoas e organizações a apoiar-nos e a juntar-se a nós, por um futuro com os pés na Terra!
Segue-nos no facebook, twitter, instagram e telegram!
Junta-te à mailing list: envia um mail em branco para aterra_info-subscribe@lists.riseup.net
#ATERRA