Campanha pela redução do tráfego aéreo e por uma mobilidade justa e ecológica

ATERRA

14out, Lançamento do relatório Decrescimento da aviação – Festival Umundu

Evento online , 4ª feira, 14 de outubro, 20h15, no Festival Umundu Lx

Voar é a forma mais rápida de fritar o planeta. Como podemos alcançar uma redução da aviação e do seu impacto climático de forma justa?

A campanha ATERRA apresenta o relatório “Decrescimento da aviação”, fruto da conferência “Degrowth of Aviation”, organizada pela rede Stay Grounded em 2019. O evento – para o qual nem um só voo foi tomado – juntou em Barcelona mais de 150 peritos e participantes da sociedade civil a debater diferentes medidas.

Os útlimos meses, por mais conturbados, tornaram claro que é possível vivermos com muito menos viagens aéreas e aviões a sobrevoar a cidade. Há um consenso científico em torno da necessidade de reduzir radicalmente o uso do avião. Mas o governo português e as grandes empresas insistem propor um novo aeroporto no Montijo e um aumento brutal do tráfego aéreo. O relatório propõe vários caminhos a seguir. Com a sua apresentação abrimos um espaço de partilha e debate sobre o futuro que queremos – em que mantemos os aviões em terra e recuperamos os comboios, em que viajamos muito menos e vivemos muito melhor.

Leave a Reply

Top