Na passada sexta feira, 31 de maio, juntámos-nos para mais uma divertida Festa do Pijama pelos comboios noturnos na Estação de Santa Apolónia, em Lisboa.
No mesmo cais e à mesma hora a que partiam o Sud Expresso rumo a França e o Lusitânia rumo a Madrid, cerca de vinte pessoas, com pijama, almofadas e peluches, dançaram numa ‘Silent Disco’ ao som de DJ Manifiesta, e distribuiram panfletos, apelando ao regresso destes serviços, suspensos desde 2020.
À iniciativa juntaram-se a Extinction Rebellion, e também a deputada do PAN, Inês Sousa Real, e o candidato ao Parlamento Europeu Pedro Fidalgo Marques, que expressaram a vontade de colaborar na promoção dos comboios noturnos entre Portugal e a Europa.
“O verão está a chegar e muitas de nós gostavam de viajar para visitar amigas e família e para ir de férias, de forma sustentável e respeitosa do ambiente e dos nossos corpos. Sentimos a seca e os fenómenos climáticos cada vez mais extremos. Queremos viajar de maneira responsável e justa, com transportes públicos, entre Portugal e a Europa“, afirmou Anne Sealand, da ATERRA.
Os únicos comboios noturnos que ligavam Portugal à Europa foram suspensos em março de 2020, a pretexto da pandemia da Covid-19, e até hoje não foram repostos. Entretanto, Lisboa é uma das únicas duas capitais europeias sem qualquer ligação ferroviária internacional. Algo que em 133 anos nunca tinha acontecido, senão durante a guerra civil espanhola e as duas guerras mundiais.
“Enquanto o atual sistema económico nos encaminha para um colapso, vimos convidar a um futuro com os pés na Terra. Rejeitamos os planos de expansão aeroportuária apresentados pelo governo e propomos o estabelecimento de limites ao tráfego aéreo em todos os aeroportos nacionais. Propomos como prioridade recuperar e cuidar da linha ferroviária existente. Os comboios noturnos são a alternativa mais ecológica ao avião e aos aeroportos. São o futuro das viagens internacionais. Os destinos ficam a uma hora de distância: meia hora para adormecer e meia hora para despertar“, afirmou Francisco Pedro, da ATERRA.
À medida que se toma consciência do impacto climático das viagens aéreas, estão a ser lançadas ou retomadas ligações noturnas por toda a Europa, como Roma – Barcelona, Viena – Paris ou Berlim – Bruxelas.
Simultaneamente à ação de Lisboa, o coletivo Oui au Train de Nuit fez uma ação em Cluses, nos Alpes franceses, pelo regresso do comboio noturno para Paris, e por uma rede de comboios noturnos europeia.
A ATERRA, com a rede europeia Back on Track, está a questionar as candidatas e os candidatos portugueses às eleições europeias sobre que medidas contam tomar para revitalizar os comboios noturnos.
As pessoas presentes mostraram vontade de fazer uma nova Festa do Pijama no final do verão.
A ATERRA convida todas as pessoas e organizações a ficarem atentas e juntarem-se a nós, por um futuro com os pés na Terra!