Esta manhã festejámos uma notícia fabulosa:
Neste momento de reflexão coletiva, o governo propunha “reavaliar os projetos que contribuem para agravar a crise ambiental”, lidar com a dependência do turismo e “dar prioridade à resiliência e à autonomia das comunidades, investindo na saúde pública, na soberania alimentar, na transição energética.” O governo anunciava ainda “o fim da isenção fiscal concedida à aviação”. Que alívio e alegria ler um comunicado sensato e responsável, onde se põe a saúde das pessoas e do planeta acima dos interesses económicos!
Infelizmente, a notícia era falsa – uma partida do dia 1 de abril. O governo lançou um balde de água fria sobre o país e o mundo, ao esclarecer que os crimes ambientais dos projetos de expansão aeroportuária não foram, afinal, cancelados.
Ainda.
Vamos continuar a lutar para que a notícia que hoje festejámos se torne verdadeira, e que as boas notícias voltem a fazer manchete!
O desmentido do Ministro das Infraestruturas não deixou muitos cidadãos indiferentes:
Nem um par de horas e já vem desmentir.
Falta de sentido de humor.
Nem no 1 de abril nos deixam sonhar com um país governado por decisões racionais e critérios de competência.— Rui de Oliveira (@lumberjackpt69) April 1, 2020
Quando o dia 1 de Abril tem mais juízo que o governo
— Fire&Ice (@annieloolopes) April 1, 2020
Claro que é. Se fosse verdadeiro seria uma atitude de bom senso, mas isso é coisa que não existe para esses lados.
— Ricardo Moura (@RossoCorsa65) April 1, 2020
Mas acho que seria algo bastante positivo para o país, que esta notícia fosse verdadeira! Está na altura de mudarmos um bocado a mentalidade dos políticos, em que têm de defender o interesse do povo e não só de certos empresários!
— Sgoncalves92 (@Sgoncalves921) April 1, 2020
Nao seria pertinente suspender os projetos atendendo a reducao drastica atual de voos e a possibilidade de mudanca de habitos mundiais decorrente da pandemia?
— hermenegildo (@hermenegildo) April 1, 2020
Mas o espírito que consta no documento é verdadeiro!
— ? on a paper bag (@fuckingpaperbag) April 1, 2020
Acho bem.
Vamos precisar de um novo aeroporto para satisfazer todos os portugueses que vão ter que emigrar quando isto falir novamente…— Mountish (@Mountish) April 1, 2020