Comboios noturnos: O futuro da noite para o dia! | 2 julho, 18h, Santa Apolónia

No sábado, 2 de julho, a ATERRA convida todas e todos a juntar-se, de pijama e almofada, numa ação internacional, criativa e bem disposta pelos comboios noturnos.

Juntamos-nos em àas 18h Santa Apolónia, de onde saiam todas as noites o Lusitania e o Sud Expresso. Ao mesmo tempo, os Ecologistas en Accion juntam-se em Madrid, e o coletiivo francês Oui au Train de Nuit junta-se em Hendaye – os dois destinos dos nossos comboios noturnos. Juntos, queremos o reavivar das ligaçoes ferroviarias entre a Europa e a Península Iberica.

O Sud Expresso e o Lusitania foram suspensos no início da pandemia e ainda não foram repostos. Hoje, Lisboa é uma das únicas capitais europeias sem nenhuma ligação ferroviária internacional. Nos últimos 133 anos, só nas Guerras Mundiais tínhamos ficado assim isolados da ferrovia europeia…!

Bons comboios noturnos são o futuro das ligações internacionais! Todos os destinos ficam a uma hora de distância: meia hora para adormecer e meia hora para despertar 🙂

São uma excelente alternativa à aviação, que tem crescido de forma insustentável para o clima.

Com a consciência da crise ecológica, da dependência de combustíveis fósseis e da poluição causada pelo avião, os comboios noturnos já estão a apitar por toda a Europa. Roma – Amesterdao, Viena – Paris, Berlim – Bruxelas… novas e antigas ligacoes estao a ser (re)alançados.

Está na hora de Portugal apanhar o comboio!

O que queremos:
1 – Regresso imediato dos comboios noturnos
2 – Preços justos e acessíveis a todes. Uma viagem de comboio = menos de metade da viagem de aviao.
3 – Reserva de bilhetes simplificada
4 – Mais e melhores ligaçoes ferroviarias internacionais
✊ 🚅 🌍 🛤 💚

1 – Regresso imediato do Lusitânia (Lisboa – Madrid) e Sud Expresso (Lisboa – Hendaye), com serviço diario, pondo fim ao isolamento de Portugal da rede ferroviária europeia.

2 – Bilhetes de comboio socialmente justos, acessiveis a todas e a todos, e que refletiam o seu menor impacto ecológico. Uma viagem de comboio deve custar, no máximo, metade da viagem equivalente em avião. Isto pode ser conseguido através da justa tributação da aviação (hoje praticamente isenta de impostos), compensando o comboio pelas emissões poupadas.

3 – Um serviço de reserva de bilhetes simples e uniformizado para Portugal, Espanha e França.

4 – Disponibilização com os comboios noturnos do serviço de transporte de bicicletas e de animais de companhia, de refeicões e de duches.

5 – Pôr em marcha um plano de ligacões ferroviárias internacionais, com novos serviços e infraestruturas: terminar urgentemente a eletrificação de todos os troços que ainda dependem de locomotivas a diesel (nomeadamente Salamanca – Vilar Formoso); implementar um serviço diário de passageiros de Lisboa para Madrid via Badajoz; implementar comboios noturnos que liguem Lisboa e Porto a Barcelona, e Faro a Corunha; criar uma ligação ferroviária entre Faro e Sevilha, através duma ponte ferroviária sobre o Guadiana; reabilitar a Linha do Douro para ligar o Porto a Salamanca via Barca d’Alva.

Desde Portugal, Espanha e França, juntamo-nos e clamamos pela cooperaçao entre as operadoras SNCF, Renfe e CP, as empresas de infraestruturas e os governos dos três países, por mais e melhores comboios noturnos internacionais!

#MenosAviãoMaisImaginação
@menosavioes

 

Leave a Reply

Your email address will not be published.